Liberdade Acadêmica e Opção Totalitária – Um Debate Memorável

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Descrição

Consoante as análises de Hannah Arendt e outros estudiosos, o escopo essencial do totalitarismo é quebrar a solidariedade estruturada historicamente no seio das comunidades. Por esse expediente, estas se transformam em massa, manobrável e mobilizável para impedir o estabelecimento de qualquer forma de pluralismo. O cerne da liberdade acadêmica é a liberdade de cátedra, assegurada pela Constituição e pela tradição brasileira. Isto significa que nenhum Departamento tem o direito de imiscuir-se na matéria, que é da responsabilidade individual do professor. A Universidade pode, certamente, divergir da orientação que determinado professor tenha decidido imprimir à disciplina de sua responsabilidade e, neste caso, dispensar os seus serviços. Mas há de fazê-lo às claras. Na nova tentativa de abandono da tradição autoritária, em que ora nos empenhamos, os diversos grupos sociais têm o dever de posicionar-se e não apenas a classe política. Em relação aos intelectuais, o mais importante é estabelecer que ao autoritarismo se contrapõe o sistema representativo e não a opção totalitária. “Os que se julgam senhores absolutos da verdade tornam-se soldados de uma filosofia missioneira, agindo com o ímpeto e a paixão dos militantes. Os que, ao contrário, amam a verdade alimentada pelo livre sopro das idéias, mister é que fortaleçam a sua posição pela seriedade das pesquisas, pela meditação serena que é o âmago, a intimidade da filosofia.”

  • Editora ‏ : ‎ Távola Editorial; 1ª edição (4 julho 2019)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 204 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 8560381031
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8560381036
  • Dimensões ‏ : ‎ 21 x 13.6 x 1.8 cm